Plano de aula



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


 


Disciplina/Área:

Gestão de Pessoas

Carga Horária:

1h/aula - 50 min

Horário

Sábado das 8h às 8:50

Docente:

Hellen Taynan S. Cavalcanti

Contato: hellentaynan@gmail.com

Aula 01:

17/07/2021

Período

2021.2

 

PLANO DE AULA

TEMA: Processo de Desenvolver e Monitorar Pessoas: treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho

 

OBJETIVOS

GERAL

Compreender os processos de Gestão de Pessoas enfatizando os elementos nos processos de desenvolvimento e monitoração de pessoas.

ESPECÍFICOS

ü  Explicar diferenças e importâncias de treinamento de desenvolvimento;

ü  Apresentar os métodos de desenvolvimento de pessoas;

ü  Apresentar as abordagens tradicionais e modernas de monitorar pessoas;

ü  Discutir oportunidades de desenvolvimento e monitoramento através da avaliação de desempenho.

 

CONTEÚDO

1 – Revisão sobre o Processo de Gestão de Pessoas

2 – Processo de desenvolver pessoas

·         Treinamento;

·         Desenvolvimento;

·         Desenvolvimento organizacional.

3 – Processo de monitorar pessoas

·         Banco de Dados

·         Sistemas de informações gerenciais.

4 – Integração dos processos

·         Avaliação de desempenho.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Apresentação do tema;

Dinâmica de aquecimento (brainstorming);

Desenvolvimento dos objetivos específicos com aula expositiva;

Estímulo constante à participação dos alunos valorizando suas experiências;

Apresentação do blog www.valorizandotalentosdaufca.blogspot.com e atividades.

 

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A avaliação será de forma contínua, priorizando metodologias ativas nas quais é fundamental o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem enquanto a professora atua como facilitadora do processo.

Serão retomados os objetivos propostos no início da aula, que deverão ser contextualizados pelos alunos. O aluno deve identificar o que foi apresentado em sala mediante os conceitos e as discussões. A partir daí, estimula-se a reflexão crítica que o fará capaz de identificar desafios e oportunidades no processo de Gestão de Pessoas, especificamente nos processos de desenvolver e monitorar pessoas. A avaliação de aprendizagem do conteúdo desta aula consiste em fazer a leitura do Caso de Ensino “Nenhum a menos!” publicado na RAC e disponível no blog da disciplina e responder às questões até o próximo encontro.

Sobre a composição final da nota da disciplina:

- Atividades de manutenção e apoio ao blog (1 ponto);

- Exercícios de fixação (2 pontos);

- Seminário (3 pontos);

- Avaliação escrita (4 pontos).

 

ATENÇÃO!

A composição final da nota poderá ser negociada e/ou modificada mediante avaliação contínua de participação e engajamentos dos alunos com as atividades. Pontualidade, assiduidade e participação nas aulas serão fundamentais à composição da nota.

A depender das condições sanitárias e, pensando na possibilidade de aulas remotas, algumas atividades poderão ser substituídas por tarefas como criação de podcasts nos quais os alunos deverão apresentar em forma de debate algum tópico da disciplina.

 

RECURSOS NECESSÁRIOS

Computador; Internet; Pincel/Giz e quadro.

 

LINK DE APOIO ÀS ATIVIDADES E PESQUISAS

www.valorizandotalentosdaufca.blogspot.com

https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR&as_sdt=0,5

 

REFERÊNCIAS

·         Básica

ALVES, Thaís Lopes de Lucena; AMORIM, Amanda Florense Alves; BEZERRA, Maria Clara Cunha. “Nenhum a Menos”! A Adaptação ao Home Office em Tempos de COVID-19. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, 2021.

CHIAVENATO, ldalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

 

·         Complementar

ARAÚJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2. ed. - São Paulo : Atlas, 2014.

TANURE, Betania; EVANS, Paul; PUCIK, Vladimir. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Elsevier Brasil, 2013.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014. pp. 107-146

WANZELER, Rafaela et al. Gestão de pessoas: visão estratégica sobre treinamento e desenvolvimento no contexto das organizações do século XXI. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 10, n. 2, p. 67-84, 2018.

XAVIER, Ricardo de Almeida Prado. Gestão de pessoas na prática. São Paulo, 2006.

 

 

 


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