UNIVERSIDADE
FEDERAL DO CARIRI
Disciplina/Área: |
Gestão de
Pessoas |
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Carga
Horária: |
1h/aula - 50 min |
Horário |
Sábado das 8h às 8:50 |
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Docente: |
Hellen Taynan S. Cavalcanti |
Contato: hellentaynan@gmail.com |
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Aula
01: |
17/07/2021 |
Período |
2021.2 |
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PLANO DE AULA |
TEMA: Processo de
Desenvolver e Monitorar Pessoas: treinamento, desenvolvimento e avaliação de
desempenho |
OBJETIVOS |
GERAL Compreender
os processos de Gestão de Pessoas enfatizando os elementos nos processos de
desenvolvimento e monitoração de pessoas. |
ESPECÍFICOS ü Explicar diferenças e importâncias de treinamento
de desenvolvimento; ü Apresentar os métodos de desenvolvimento de pessoas; ü Apresentar as abordagens tradicionais e modernas de
monitorar pessoas; ü Discutir oportunidades de desenvolvimento e
monitoramento através da avaliação de desempenho. |
CONTEÚDO |
1 –
Revisão sobre o Processo de Gestão de Pessoas 2 – Processo de desenvolver pessoas ·
Treinamento; ·
Desenvolvimento; ·
Desenvolvimento organizacional. 3 – Processo de monitorar pessoas ·
Banco de Dados ·
Sistemas de informações gerenciais. 4 – Integração dos processos ·
Avaliação de desempenho. |
METODOLOGIA DE ENSINO |
Apresentação do tema; Dinâmica de aquecimento (brainstorming); Desenvolvimento dos objetivos
específicos com aula expositiva; Estímulo constante à participação dos
alunos valorizando suas experiências; Apresentação do blog www.valorizandotalentosdaufca.blogspot.com
e atividades. |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM |
A avaliação será de forma contínua,
priorizando metodologias ativas nas quais é fundamental o envolvimento do
aluno no processo de aprendizagem enquanto a professora atua como
facilitadora do processo. Serão retomados os objetivos propostos
no início da aula, que deverão ser contextualizados pelos alunos. O aluno
deve identificar o que foi apresentado em sala mediante os conceitos e as
discussões. A partir daí, estimula-se a reflexão crítica que o fará capaz de
identificar desafios e oportunidades no processo de Gestão de Pessoas,
especificamente nos processos de desenvolver e monitorar pessoas. A
avaliação de aprendizagem do conteúdo desta aula consiste em fazer a leitura
do Caso de Ensino “Nenhum a menos!” publicado na RAC e disponível no blog da
disciplina e responder às questões até o próximo encontro. Sobre a composição final da nota da
disciplina: - Atividades de manutenção e apoio ao
blog (1 ponto); - Exercícios de fixação (2 pontos); - Seminário (3 pontos); - Avaliação escrita (4 pontos). ATENÇÃO! A composição final da nota poderá ser negociada e/ou
modificada mediante avaliação contínua de participação e engajamentos dos
alunos com as atividades. Pontualidade, assiduidade e participação nas aulas
serão fundamentais à composição da nota. A depender das condições sanitárias e,
pensando na possibilidade de aulas remotas, algumas atividades poderão ser
substituídas por tarefas como criação de podcasts nos quais os alunos
deverão apresentar em forma de debate algum tópico da disciplina. |
RECURSOS NECESSÁRIOS |
Computador; Internet;
Pincel/Giz e quadro. |
LINK DE APOIO ÀS ATIVIDADES E PESQUISAS |
REFERÊNCIAS |
·
Básica ALVES, Thaís
Lopes de Lucena; AMORIM, Amanda Florense Alves; BEZERRA, Maria Clara Cunha.
“Nenhum a Menos”! A Adaptação ao Home Office em Tempos de COVID-19. Revista
de Administração Contemporânea, v. 25, 2021. CHIAVENATO, ldalberto. Gestão de
pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2010. ·
Complementar ARAÚJO, Luis César G.
de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: estratégias e integração
organizacional. 2. ed. - São Paulo : Atlas, 2014. TANURE, Betania;
EVANS, Paul; PUCIK, Vladimir. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes
e pecados capitais. Elsevier Brasil, 2013. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de
pessoas. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014. pp. 107-146 WANZELER, Rafaela et
al. Gestão de pessoas: visão estratégica sobre treinamento e desenvolvimento
no contexto das organizações do século XXI. Revista de Administração
e Negócios da Amazônia, v. 10, n. 2, p. 67-84, 2018. XAVIER, Ricardo de
Almeida Prado. Gestão de pessoas na prática. São Paulo, 2006. |
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